4 razões pelas quais o seu networking está dando errado

18/01/2016 08:00:00 - Você conhece a importância do networking e já tentou colocá-lo em prática?

Você conhece a importância do networking - ainda mais num mercado de trabalho abalado pela crise econômica - e já tentou colocá-lo em prática diversas vezes.

No entanto, até agora, os resultados têm sido praticamente nulos para a sua carreira. O que está acontecendo?

 

Uma primeira explicação para o fracasso das suas tentativas pode estar num equívoco conceitual: você pensa que está fazendo networking, mas não está.

Cuidar da sua rede de contatos não é trocar cartões, bajular colegas e chefes ou participar eventualmente de um happy hour.

Do que se trata então? “Fazer networking é criar, gerir e preservar relações profissionais de tal forma que todas as partes envolvidas saiam ganhando”.

Na prática, isso significa se posicionar como uma espécie de intermediário do mercado: alguém que faz a ponte entre quem tem uma demanda  e quem pode atendê-la.

“Às vezes você indica algum conhecido seu para resolver o problema, às vezes é você mesmo quem faz isso". 

 

No fim, o seu objetivo é ser a pessoa a quem todos recorrem quando precisam de uma solução. 

O conceito de networking está claro para você e, mesmo assim, os seus esforços têm sido em vão? Confira a seguir outras 4 possíveis explicações para o problema:

 

1. Você está sendo impessoal demais

Como outros povos latinos, o brasileiro valoriza muito as relações interpessoais - inclusive quando se trata de trabalho. Por isso, é importante ir além dos assuntos profissionais num café ou almoço com um novo conhecido, por exemplo.

“Aja com naturalidade, faça perguntas, quebre o gelo com alguns comentários informais sobre assuntos diversos”. A criação de um vínculo pessoal é o que fará o contato evoluir.

Contudo, a informalidade não pode tornar o seu discurso vago ou impreciso: na hora certa, você precisa ser objetivo e claro quanto ao que deseja em termos profissionais.

 

3. Você está sendo derrotado pela preguiça

Outra possível explicação para o fracasso do seu networking pode estar na quantidade de energia que você está dedicando a ele. 

Muitas pessoas só investem ocasionalmente em seus contatos - sobretudo quando precisam de algo -, e acabam perdendo o timing da relação. Para render frutos, o esforço precisa ser contínuo.

No entanto, há uma diferença importante entre persistência e insistência. Você precisa ser obstinado até certo ponto, mas deve ter sensibilidade suficiente para não se transformar num chato.

 

3. Você está passando muito tempo na internet

A tecnologia é uma aliada na gestão de contatos profissionais: redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens podem e devem ser usados para alcançar os seus pares.

O problema está em se entregar à conveniência da comunicação online, e marcar cada vez menos encontros presenciais.

“A internet deve ser usada como apoio para preservar contatos, mas nunca para criá-los do zero”. Até quando você já conhece alguém há anos, é necessário marcar reuniões cara a cara de vez em quando para reafirmar o vínculo.

 

4. Você está mirando os alvos errados

Você pode não estar cometendo nenhum dos erros acima, mas não será bem-sucedido se tiver uma visão míope sobre quem pode - ou não - ajudá-lo.

Isso porque você pode estar superestimando o poder de influência de um determinado conhecido.

“Ter um amigo numa determinada empresa não necessariamente vai abrir as portas para você conseguir um emprego ou apresentar um projeto para a diretoria. O seu contato pode ter menos poder internamente do que você imagina”.

 

Fonte

AGENDA

Participe das palestras, convenções, treinamentos e eventos. Fique ligado.

Contato

Entre em contato

Entre em contato com a Mega Empresarial e tire suas dúvidas sobre treinamentos, assessoria, recrutamento e outros serviços para você e sua empresa.

Onde nos encontrar

Faça uma visita na Mega Empresarial.


Matriz
Telefone

Interessado nos serviços da Mega Empresarial?

Conheça toda as soluções que a Mega Empresarial oferece para você e sua empresa, entre em contato e solicite uma visita pessoal.

ENTRE EM CONTATO