Retomada da economia exige do empreendedor foco em planejamento

20/02/2018 07:00:00 -

Se os anos anteriores começaram só após o Carnaval, 2018 parece ser diferente para o empreendedor brasileiro. Depois do melhor Natal em sete anos, segundo o Serasa Experian, o comércio já deu um pontapé para a retomada das vendas ainda em janeiro. A previsão de alta no PIB para este ano já é de 2,70%. E o aumento é também desafiador: como se preparar para, depois de enfrentar momentos ruins, garantir um crescimento sustentável nos negócios? 

Para o consultor empresarial Roberto Vilela, o segredo é planejamento. “Muita gente foi levando a empresa como pode nos últimos meses, esperando pela melhora na economia. Ela chegou e agora já dá sinais de que apenas quem sabe lidar também com o consumidor confiante vai conseguir conquistá-lo”, alerta.

Em ano de Copa do Mundo e eleições, o executivo lembra que é preciso antecedência no planejamento para que as vendas sejam melhor direcionadas. “É importante que o empresário invista na preparação da equipe. Não é só o preço que vai atrair o cliente, ainda mais se este tem maior poder de compra. Ele vai pesquisar pelo melhor produto e exigir um atendimento a sua altura. Esteja pronto para ser o que o consumidor espera. Entenda mais do que ninguém do seu produto, torne seu time o mais preparado”, diz.

 

Estar atento ao calendário é vantagem competitiva

O consultor, que há mais de duas décadas atua nas áreas de vendas das empresas, também destaca que é fundamental pensar antecipadamente nas ações para datas específicas do ano. “Você vai ver muita gente parar durante os jogos da Copa do Mundo, mas pode ser o momento decisivo para criar uma campanha de vendas com esse mote. Se você está no varejo, é hora de pensar nas propostas comerciais com esse gancho”, acrescenta.

Roberto Vilela também indica que o segundo semestre pode ser de baixa nos resultados em um primeiro momento. Neste caso, é importante ajustar o estoque e não deixar mercadoria parada. “As eleições são sempre um período turbulento e que pode ser imprevisível para a economia. Por isso, não deixe outubro chegar para pensar em como fazer os produtos girarem. Crie agora um planejamento em longo e médio prazo, que possa ser acompanhado periodicamente e alterado conforme a variação do mercado. Assim você não perde dinheiro e chegará ao fim de 2018 com a certeza de que está pronto para encarar uma economia fortalecida” conclui.

Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 17 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

AGENDA

Participe das palestras, convenções, treinamentos e eventos. Fique ligado.

Contato

Entre em contato

Entre em contato com a Mega Empresarial e tire suas dúvidas sobre treinamentos, assessoria, recrutamento e outros serviços para você e sua empresa.

Onde nos encontrar

Faça uma visita na Mega Empresarial.


Matriz
Telefone

Interessado nos serviços da Mega Empresarial?

Conheça toda as soluções que a Mega Empresarial oferece para você e sua empresa, entre em contato e solicite uma visita pessoal.

ENTRE EM CONTATO